Em outubro, a RAHRA intensifica seu compromisso na luta contra o câncer de mama com uma série de ações solidárias. Uma das principais iniciativas deste ano é a doação compartilhada, em que a RAHRA dobra cada valor doado para nossas instituições parceiras.
Para 2024, selecionamos cinco instituições de diferentes regiões do Brasil, refletindo nossa presença nacional: duas no sul de Minas, uma no Nordeste, uma na região metropolitana de Belo Horizonte e outra no Vale do Paraíba, em São Paulo.
Conheça mais sobre cada uma dessas instituições abaixo:
GAPC – Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer, entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo ajudar os portadores de câncer e suas famílias, fornecendo medicamentos, próteses, fraldas, suplementos alimentares, atendimentos psicológico, fisioterapêutico, nutricional e orientação jurídica, palestras, cursos e orientações sobre recursos e direitos. Temos projetos sociais que levam cuidado e informação até a população e também o Projeto Prevenir, um ônibus consultório para prevenção de câncer bucal, de pele e de mama.
Qualquer pessoa maior de 18 anos com diagnóstico de câncer comprovado.
Basta o paciente procurar a unidade GAPC mais próxima e se informar sobre osdocumentos que precisam ser levados para a realização do cadastro.
Nossa missão é amenizar o sofrimento de nossos assistidos – portadores de neoplasia malígna – e de suas famílias, visto que o câncer é uma doença que, além de trazer sofrimento físico e emocional, pode causar uma
desestruturação socioeconômica dessa família.
O GAAPO, Grupo de Apoio e Assistência ao Paciente Oncológico, criado em outubro de 2016, e oficializado em 08 de agosto de 2018, nasceu com o objetivo de prestar apoio e assistência, por meio de ações baseadas na Doações 3 educação, no fortalecimento de vínculos e acolhimento integral do paciente oncológico, e sua família, fugindo, sistematicamente e por convicção, de práticas paternalistas e assistencialistas. Seus projetos e serviços são oferecidos gratuitamente a toda população do município de Poços de Caldas, e das cidades atendidas pela Unacon- Unidade de Atendimento de Alta Complexidade em Oncologia da Santa Casa do município. Contamos com doações de particulares e empresas privadas. O grupo desenvolve palestras educativas e campanhas de prevenção e atenção ao câncer, a exemplo: o dia mundial de combate ao câncer, outubro Rosa, novembro Azul, durante o ano todo, conforme demanda. Além do acolhimento, assistência e apoio aos pacientes oncológicos, o grupo realiza palestras educativas em escolas, Unidades de Saúde da Família UBS, Programa Saúde da Família PSF, igrejas e empresas, bem como pelas redes sociais, buscando unir a população de Poços de Caldas em prol da prevenção e o cuidado com o próximo, durante todo ano. O grupo também trabalha no sentido de melhorar as instalações físicas da ala oncológica de atendimento pelo SUS da Santa Casa de Misericórdia de Poços de Caldas. A exemplo, citamos a ação feita em parceria com entidades da nossa cidade, onde foram doadas em 2019, 12 camas novas e modernas, melhorando muito o conforto, pois as camas que estavam lá tinham mais de 20 anos, outras melhorias foram realizadas ao longo dos anos de atividade do grupo: Jardim Terapêutico, instalação de cortinas entre leitos para maior privacidade dos pacientes; sistema de som, microfone e DVD, entre outros.
São 22 anos de estrada com programas que hoje são sólidos e muito bem estruturados, atuando na linha de frente do combate ao câncer de mama na Paraíba.
“Onde há esperança é sempre primavera”, esse é o tema da nossa campanha de 2023.
A primavera é a estação da vez no outubro, nosso mês de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. Nosso conceito reafirma, de forma clara, que outubro (e a primavera) dura o ano inteiro.
D. Magdalena de Araújo com quase 70 anos sempre acompanhava seus parentes com câncer nos hospitais na capital.
Doações 5 Certo dia, no Hospital Felício Rocho, ela teve a oportunidade de conversar com uma senhora que acompanhava um paciente, que lhe confidenciou sobre as dificuldades encontradas por pessoas do interior que não possuíam local para ficar durante o tratamento oncológico na capital.
Sensibilizada pela situação de falta de assistência e de recursos, D. Magdalena contou com o apoio do seu marido, Sr. Júlio Braga e de amigos próximos para alugar uma casa a fim de acolher tais pessoas. E esse grande sonho se transformou em realidade. Foi desse gesto de amor ao próximo que nasceu o Lar Teresa de Jesus.
Ao longo dos anos, a instituição teve um crescimento significativo, ampliando de 20 leitos iniciais para 70 leitos distribuídos entre duas casas de acolhimento.
A estrutura do Lar Teresa inclui equipes especializadas em enfermagem, assistência social, comunicação e marketing, cozinha e nutrição além dos setores administrativos (financeiro e pessoal), transporte e captação de recursos. O Lar também conta uma rede ativa de
voluntários que participa de diversas atividades na instituição.
A Casa São Rafael é uma instituição beneficente em Pouso Alegre, Minas Gerais, que apoia pacientes em tratamento contra o câncer. A instituição conta com uma parceria com a Secretaria de Políticas Sociais da Prefeitura de Pouso Alegre.